quarta-feira, setembro 8

Artigo do Padre Ronaldo Mazula "CATEQUISTA: DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DO JESUS MESTRE"

O Padre Ronaldo Mazula, além de realizar diversos projetos sociais, escreve para o jornal de Batatais,colunista com diversos artigos publicados, entretanto selecionei este  sobre as catequistas, que as  abordagens  serve de  reflexão para nosso Centro Catequético de Clevelandia.

            "Toda religião precisa de pessoas que, experimentando o amor de Deus, o partilham com seus irmãos de comunidade. O CATEQUISTA é uma pessoa da comunidade cristã, discípulo de Jesus, que se coloca a serviço do Reino de Deus, com disponibilidade missionária, para ajudar na formação das crianças, jovens  adultos. Calcula-se que no Brasil existem em torno de 800 mil catequistas que, com fidelidade e perseverança, diária e semanalmente, se dedicam a transmitir a fé cristã.
            A CATEQUESE é o ensino religioso, sistemático que visa aprofundar a doutrina e a prático da fé cristã. O Papa João Paulo II definia a catequese como “uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã.” (cf.: SCHELESINGER H-PORTO H. Dicionário Enciclopédico das Religiões. Petrópolis: Vozes, verbete ´catequese´).
            Na Igreja Católica temos o que se chama de primeiro anúncio da fé, que deve ser articulado pela família, amigos e membros da comunidade e a catequese propriamente dita, que supõe já uma fé inicial e que é transmitida de uma forma mais sistemática, geralmente, pelos catequistas da comunidade.
            O mundo e a Igreja precisam de catequistas, ou seja, de fiéis que sejam capazes de transmitir com a vida e com as palavras os ensinamentos divinos. Se tivermos mais crianças e adultos catequizados, com certeza poderemos, a partir da fé e da vida diária, construir um mundo melhor, mais fraterno e divino.
            Nossos parabéns a todos os catequistas: aos que trabalham na catequese inicial, preparatória à recepção dos sacramentos da Eucaristia e Crisma; aos que trabalham na catequese de adultos; aos que trabalham com a catequese familiar, com os cursos de noivos, pastoral familiar, formação nas pastorais e movimentos etc.
Parabéns também a todos os pais que transmitem os ensinamentos a seus filhos, ensinando a eles orações diárias, rezando com eles, falando do plano de Deus, colocando-os em contato com a Bíblia e outras literaturas cristãs e, principalmente, catequizando-os no amor matrimonial e na paternidade responsável e amorosa.
Desejamos que todos permaneçam firmes e fiéis na vocação catequética e sigam testemunhando a doutrina cristã com suas palavras e testemunho de vida.
            Elevamos a Deus uma prece para que surjam mais catequistas no mundo atual e tenhamos mais batizados envolvidos com a construção do Reino de Deus, em suas comunidades, ajudando na formação de nossas crianças, jovens e adultos.
            Nesta época marcada por mudanças, é preciso que todos se esforcem em passar para nossas crianças, jovens e adultos, os conteúdos da fé e da doutrina cristã. E isto precisa ser feito com o testemunho de vida de toda a comunidade e também, de uma forma sistemática, para que os conteúdos possam ser absorvidos e se transformem numa prática de vida que ajude na transformação da sociedade e assim, o Reino de Deus, que é  Reino de justiça, paz e amor, torne-se realidade na vida de toda a humanidade.
O mundo atual precisa de homens e mulheres, que sejam capazes de assumir o projeto amoroso de Deus e construir o seu Reino em todos os segmentos e instâncias da vida humana".
            DEUS ABENÇOE A TODOS OS CATEQUISTAS!
                             Pe. Ronaldo Mazula, cmf.

Um comentário:

  1. esses comentários são muito teóricos e alienatórios. Parece que os padres vivem na teoria na doutrinação e não na vida real. Pe. Ronaldo é sempre muito de falar mas não transmite convicção.

    ResponderExcluir


Postagens populares>>>>>